TDAH
- Jonatas Oliveira
- 8 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Sobre o que é este post:
Informações sobre TDAH.
O que é TDAH?
É um transtorno neurobiológico. E suas principais características são: desatenção, impulsividade e agitação.
Essas características podem afetar a forma como a pessoa se relaciona com outras pessoas, como lida com as próprias emoções e como se desenvolve academicamente e profissionalmente.
As características aparecem logo na infância e é comum que acompanhem o indivíduo por toda a vida.
É válido dizer que não se cura o TDAH, mas se trata.
Como é o tratamento?
O tratamento envolve a participação de alguns profissionais a depender do momento do diagnóstico e do contexto de vida da pessoa: psicólogos, psiquiatras, neurologistas, neuropediatras, etc.
As intervenções costumam focar no comportamento e no desenvolvimento de recursos para lidar com aquilo que se percebe como “disfuncional” ou que causa prejuízos e sofrimentos constantes.
Receber esse diagnóstico é importante para a redução dos impactos da doença na vida da pessoa, mas não deve ser usado como justificativas para este ou aquele modo de agir. A função do diagnóstico é promover o tratamento.
Importante:
Se há um contexto ou outra explicação para tal pessoa agir de tal modo, pode não ser TDAH e é por isso que se deve buscar informação correta. A avaliação psicológica não acontece rapidamente, requer um estudo minucioso e uma investigação para confirmar ou descartar a hipótese.
Se você tem dúvidas, poderá falar sobre isso com o seu psicólogo.
Não conseguir parar, ter dificuldade para focar, ser visto como “estabanado” pode ser TDAH e pode ser qualquer outra coisa. É importante não rotular comportamentos como “anormais” apenas por serem diferentes do esperado.
É necessário buscar atendimento adequado se essa dúvida existe em você.
Cuide-se!
Comentarios